sexta-feira, 2 de março de 2012

PREFEITURA DE TARAUACÁ PROMOVE A 1ª CONFERÊNCIA SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL


Mesmo com o dia amanhecendo com muita chuva foi realizada hoje a Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL, realizada no Teatro Municipal José Potyguara, com a presença da Prefeita Marilete Vitorino. Primeiramente a Prefeita cumprimentou a mesa e deu início a sua fala dizendo que a CONSOCIAL é de suma importância para o Brasil, pois a transparência ajuda em muito ao combate a corrupção, e é o que sua própria administração procura exercer. Deixou bem claro que a Prefeitura Municipal de Tarauacá está de portas abertas para quaisquer esclarecimentos. A Prefeita disse ainda que sua administração está baseada em não desperdício e mau uso do dinheiro público, é muitas vezes é taxada como uma pessoa, que não gosta de gastar.
Completou dizendo: “Não vamos favorecer A ou B, e depois não ter dinheiro para arcar com nossos compromissos. Não se pode gastar além dos repasses”. Com isso, mostrou toda a sua consciência, responsabilidade e preocupação em relação à sua administração. Também, lamentou a chuva, pois tornou impossível a vinda de muitas pessoas interessadas em participar da Conferência.

A Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL tem o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.


Elivânio Maia, Representando a Secretaria de Assistência Social citou a regressão que atingiu nosso país no último levantamento, sobre transparência caindo o mesmo de caindo da 69ª posição para a 73ª.
Vereador Luiz Meleiro, representando a CMT, Disse ser a CGU  hoje um dos órgãos mais importantes e que é preciso discutir mais os mecanismos de fiscalização.

Hugo Júnior, Secretário de Agricultura, falou que a transparência é um dever de todos, e parabenizou a Prefeita por ela estar promovendo mais uma importante Conferência.
Kennedy Menezes, Secretário Municipal de Saúde, disse que foi um prazer receber o representante da CGU/ACRE, tendo certeza que essa Conferência será muito proveitosa e que todos os cidadãos têm o papel fundamental de ajudar nesse sentido, pois isso é democracia. Finalizou dizendo que a Prefeita Marilete Vitorino mostra grande preocupação com a transparência e mostra isso administrando de forma lícita.
Nilberto Mendes, representante da CGU/ACRE elogiou pelo esforço e empenho de toda a equipe e dos presentes pelo dia atípico que seguiu de muita chuva, agradecendo pela participação de todos para se discutir uma ação tão importante para a sociedade. Nilberto explicitou alguns ítens que se seguiriam durante a Conferência como, por exemplo, a criação de um Conselho Regional, que se torne efetivo. Ele acredita que o mau da corrupção tem que ser combatido, não podendo a população ficar alheia a um problema que segundo ele beira uma doença. Acrescentou que é para isso que serve esse tipo de Conferência, que é ouvir a população e a partir daí criar idéias para novos mecanismos de combate à corrupção.

Rogério Craveiro, representando o Núcleo Estadual de Educação, falou da importância dessa conferência afirmando que ela será de grande valia, já que os jovens estudantes a partir de hoje terão mais contato com essa importante ferramenta tornando-os mais próximos da democracia.

Janaína Furtado, Secretária Executiva da Comissão Organizadora da 1ª CONSOCIAL, fez a leitura do Regimento.

Hora do Hino Tarauacaense I

Hora do Hino Tarauacaense II
 
  

 
 
Na entrada, inscrições e recebimento de material didático informativo.

Gilberto Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário