quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Eleição de Diretores: Comissão Eleitoral divulga relação dos candidatos inscritos na Rede Municipal de Ensino.


A Comissão Eleitoral divulgou a relação dos candidatos inscritos que vão disputar a eleição para escolha dos diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino. A eleição acontece no próximo dia 9 de dezembro (sexta feira).

Escola 15 de junho 
Elivan Dias da Costa
José da Cruz Lopes Leite 

Escola Aldelmar de Oliveira 
Francisco das Chagas Felipe de Lima
Maria Eucilardes Viana Mesquita

Escola Almirante Barroso 
Francisco de Assis Costa Mendonça 
Francisco Jorge do Nascimento Aragão 
Maria Gorete Silva do Ó 

Escola Eduardo Santos Morais 
José Francisco Sena de Souza

Escola José Augusto de Araújo 
Francisco Antônio Furtado 
Lauro Benigno de Souza

Escola Aucilene Calixto 
Alex Bispo 

Escola Rilza Daniel
Maria Elmira Daniel da Silva

Escola Valdina Torquato 
Maria Cleuma Rocha Rebolças
Valter Nascimento de Souza Júnior

Por conta de dois recurso de impugnação das duas únicas candidaturas da Escola Donizete Mota (municipalizada), a eleição está provisoriamente suspensa pela comissão eleitoral, até o resultado das análises.

fonte: blog do sinteac
 
 
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

sábado, 26 de novembro de 2011

SEME REALIZA I GINCANA DE MATEMÁTICA




A Secretaria Municipal de Educação - SEME  realizou na manhã desta última sexta feira(25), a I GINCANA DE MATEMÁTICA.

O evento foi realizado no Ginasio Poliesportivo Ruynet Lima de matos e contou com a participação de alunos, coordenadores, supervisores e professores,  envolvendo as escolas da zona rural e urbana da rede de ensino municipal.


A gincana, teve como objetivo despertar o gosto pelo aprendizado da matemática, valorizando o desempenho e a aprendizagem dos educandos, de modo a desenvolver o raciocínio lógico e a criação de estratégias de resolução de cálculos e problemas, através da situações desafiadoras. os competidores foram subdivididos por série, sendo alunos do 2º ao 5º ano.




Secretária Municipal de Educação - Desterro Prado
 A Secretária Municipal de Educação Srª Desterro Prado, enfatizou que a gincana trouxe um resultado satisfatório, pois, dessa forma, interagindo com os profissionais em educação da zona rural e urbana, é que se pode avaliar o aproveitamento do ensino da rede municipal aos seus alunos. Salientou, ainda, que em virtude do satisfatório resultado da I GINCANA DE MATEMÁTICA, já estão à caminho as perspectivas em realizar antes do final do ano letivo a I GINCANA DE PORTUGUÊS, fortalecendo assim, ainda mais, o nível de conhecimento aos alunos da rede municipal de educação.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PEDE AFASTAMENTO PROVISÓRIO





Socorro Góes - Secretária Municipal de Saúde

A Secretária Municipal de Saúde Socorro Góes, encaminhou à prefeita Marilete Vitorino nesta quarta feira (23/11), carta com pedido de AFASTAMENTO provisório pelo prazo de 30 dias.
Segundo a Secretária, a medida se deu haja vista estar sendo alvo de uma série de injúrias e difamações que tendem a abonar a sua gestão pública e imagem moral. Diante da situação, visando mostrar sua integridade de forma responsável e transparente a Secretária Municipal de Saúde Socorro Góes, solicitou, ainda, em sua carta à prefeita que fosse criada uma comissão de Investigação, representada por membros do ministério Público e Câmara Municipal. 

Antonio Cleiber Menezes Ferraz - Secretário Interino


Diante do exposto, atendendo às solicitações da Secretária Socorro Góes a prefeita Marilete Vitorino deferiu o pedido, e nomeou interinamente o servidor Antonio Cleiber Menezes Ferraz para ocupar o cargo frente a Secretaria Municipal de Saúde, até que tudo seja esclarecido. Cleiber Ferraz, salientou que dará continuidade ao bom trabalho desenvolvido por Socorro Góes e pela equipe da SEMSA em prol dos usuários e população assistidos pela administração do município. A seguir a Carta do Pedido de Afastamento:

CARTA DE AFASTAMENTO

Senhora Prefeita,

Considerando a campanha difamatória que pesa sobre minha pessoa, enquanto agente dessa Administração Pública. Campanha esta que não deve expor a seriedade e a credibilidade de sua gestão.

Considerando que o fato de as pessoas próximas a mim, hoje, representarem prática de nepotismo, que em um tempo não tão distante eram vistos como importantes aliados, e que o parentesco comigo nunca fora visto como benesses do poder, até porque todos eles prestaram e prestam relevantes serviços regulares aos usuários do SUS local, como Vossa Excelência tem o devido conhecimento, face às constantes investiduras que fez no âmbito das Unidades e Setores da Secretaria de Saúde em busca de funcionários “fantasmas”. Destacando que nos referidos locais encontrou apenas as pessoas que realmente trabalham para fortalecer os indicadores de saúde dessa municipalidade. Razão pela qual destaco a injustiça de julgá-los e expô-los publicamente como aproveitadores do erário público, até porque numa Administração Pública quem contrata funcionários para suprir as necessidades do Sistema, apesar da influência do Secretário, é o Gestor Majoritário.

Considerando ainda que esse quadro de injurias e difamações é resquício do ódio e da crueldade daqueles que traiçoeiramente utilizam-se de métodos escusos para enxovalhar meu nome, manchar a honra de minha família e a minha própria em prol de uma causa particular.

Venho pelo presente solicitar a Vossa Excelência que crie uma Comissão de Investigação, na qual um membro do Ministério Público tenha representatividade para investigar e averiguar as responsabilidades e irregularidades denunciadas pelo Blog anônimo, intitulado Aquiles. Que a citada Comissão desenvolva um trabalho criterioso para apurar todas as denúncias a cerca de minha atuação à frente da gestão da Secretaria de Saúde, com foco nos atores responsáveis pela aquisição e pagamento das despesas, as quais eram empenhadas no Setor Financeiro da Prefeitura, em vista da Gestão Municipal ser centralizada na Secretaria de Finanças, o que já caracteriza a fragilidade dessa gestão em relação à falta de acesso ao Sistema. Fato que comprova a vulnerabilidade (nunca fiz um empenho na Secretaria e nem nunca assinei um cheque) de minha gestão em relação ao controle de recursos e pagamento de despesas, conforme preconizam as Leis 8080/90, 8666/93 e a LRF/2000.

Diante de tal situação, fica claro e evidente minha exposição a possíveis erros e armadilhas de outros, visto que na Administração Pública tudo pode ocorrer quando não se detém o real controle dos recursos e gastos efetuados, conforme as bastantes orientações que recebi dos Auditores do SUS (SEAUD/AC), que em vários momentos vieram a Tarauacá apurar ações de irregularidades praticadas pela gestão anterior, fatos comprovados nos RELATÓRIOS DE AUDITORIA constantes na Secretaria e TAS (Termo de Ajustamento Sanitário) no valor de R$ 574.000,00 (quinhentos e setenta e quatro mil reais). Nos quais não sou citada como praticante de irregularidades.

Por essa razão faz-se necessária, até para efeito de conhecimento do Gestor anterior, a comprovação do aqui exposto, uma vez que a instalação da citada Comissão de Investigação, certamente fará a exposição de um resultado mais criterioso, sem pré-julgamentos, da real situação da gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá e de todas as suas ações.

Neste sentido, solicito de Vossa Excelência que os resultados da apuração em foco sejam encaminhados à Câmara de Vereadores para avaliação. E que posteriormente sejam divulgados à sociedade local, para que também tome ciência dos resultados obtidos, de forma a contribuir para o completo esclarecimento dos fatos, em especial daqueles que desonrosamente expõem pessoas que nunca sequer imaginaram fazer parte de conluio político, como é citado o Enfermeiro Renizio Saraiva, em razão do fato de não ter tido o nome excluso do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), simultaneamente a seu pedido de exoneração contratual. Ação comprovadamente justificada por alguns profissionais, que hoje atuam na Rede SUS de Tarauacá, que ao ingressarem em nosso Sistema de Saúde ainda encontravam-se vinculados, cadastrados nos respectivos sistemas de saúde dos municípios onde dantes prestavam seus serviços. O que certamente caracteriza que a publicação em destaque é tendenciosa, feita com o intuito de desmoralizar e esculachar o Sistema de Saúde local. Todavia, se pode desmistificá-la, buscando informações na folha de pagamento mensal da Secretaria de Saúde, na relação de prestadores de serviços. E também junto ao DRRA/SESACRE quanto ao número de eventos em que a Secretaria foi notificada pela incompatibilidade de informações de alguns profissionais que estavam atuando em Tarauacá, mas ainda cadastrados em outras Unidades de Saúde de outros municípios. Fato que não caracteriza nem leviandade e nem tão pouco contratação de funcionários “fantasmas” e muito menos beneficiários da Administração anterior e tão pouco da atual.

Face ao exposto, solicito a Vossa Excelência meu afastamento, pelo prazo de 30 (trinta) dias, para que as investigações ocorram de forma livre, sem interferência e indução por parte de minha pessoa. Nesse período, é necessário que os trabalhos da Secretaria continuem focados na mudança da ESF Francisca Cabral para as instalações da ESF Padre Hubert Grossheim, cujo trabalho em conjunto irá minimizar o quadro de necessidades de atendimento médico à população coberta pelas equipes, recuperação do Posto de Saúde da Comunidade Gregório e Construção da UBS- PAC II.

Ao ensejo solicito a Vossa Excelência a gentileza de envidar todos os esforços para amplamente divulgar o documento em epigrafe como forma de prestar respeito e satisfação aos meus colegas de trabalho e parceiros de todas as horas de dificuldades e conquistas, em especial à população local, para que compreenda meu afastamento voluntário como a forma mais viável para provar minha honestidade e seriedade para com o bem público. Como também à própria Câmara de Vereadores pela representatividade e compromisso que exerce junto à população taraucaense. 

Sem mais para o momento, agradeço a Vossa atenção.

                                 Tarauacá-Acre, 23 de novembro de 2011.   

RESPEITOSAMENTE,

Maria do Socorro Góes


A Sua Excelência a Senhora

Dra. Marilete Vitorino de Siqueira

Prefeita Municipal

N E S T A

Fotos: chikinho

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

SEME REALIZA OFICINA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS/PAR


A Secretaria Municipal de Educação está realizando uma Oficina para elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR. 

A Oficina conta com a participação da Secretária Municipal de Educação, Srª Desterro Prado, coordenadores e Supervisores rurais e urbanos, com o objetivo de definir todo o investimento do governo federal no município, discutir e implementar ações pedagógicas, formação profissional, estrutura física do sistema e material pedagógico, e sobretudo, a lei que aprova o estado probatório dos funcionários municipais e a revisão e aprovação do Plano de Cargos Carreira e Salário dos servidores municipais na Lei Orgânica do município. O Plano de Ações Articuladas – PAR é um programa do Governo Federal que engloba, também, o governo estadual e a parceria com o município.
Carlos Gomes de Souza - Coordenador Municipal do PAR
 O Coordenador do Programa no município Carlos Gomes de Souza, salientou que a importância do Plano de Ações Articuladas – PAR é de grande relevância não só para os profissionais da rede municipal de ensino, mas, para a população como um todo porque define uma ação de política pública a ser desenvolvida independente de quem esteja na gestão da SEME ou do município, que serão implementadas e cumpridas através de acordo realizado entre o governo federal e o município nos anos de 2012, 2013 e 2014. 




O evento está sendo realizado no auditório do Centro Estadual de Educação Permanente – CEDUP, nos dias 22, 23 e 24 de novembro.


Fotos: chikinho


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Prefeita aproveita feriado para visitar comunidade do Seringal Esperança

A prefeita Marilete Vitorino aproveitou o feriado desta segunda feira, 14, para visitar a comunidade do Seringal Esperança, BR 364, ramal do Cachoeira. O objetivo da viagem foi levantar informações sobre a realidade em que se encontra a comunidade e a qualidade de vida dos comunitários.
A visita parte do princípio de que só é possível saber a realidade das pessoas, convivendo, tendo contato direto com a realidade. Para a prefeita Marilete a visita faz parte de um compromisso que tem com as comunidades dentro do seu papel de gestora púbica,qe precisa conhecer de perto a realidade de cada morador.
Entre outras necessidades, a comunidade reivindicou a construção de uma escola no km 13 do ramal da Cachoeira, a restauração de uma das pontes que dar acesso aos moradores, transporte terrestre e fluvial para o escoamento da produção.
“Não vim aqui prometer aquilo que não posso cumprir porque esse não é o meu perfil como prefeita. Vim ouvi-los, conhecer as principais necessidades e priorizar aquilo que for de mais essencial no momento e o que estiver dentro das possibilidades da prefeitura vamos atender de imediato e realizar”, declarou a prefeita Marilete.
“Foi um grande prazer receber a nossa prefeita aqui para conhecer a nossa realidade, e espero que ela possa nos visitar mais vezes. Acho importante a forma sincera como nos respondeu, dizendo que só faz aquilo que está ao seu alcance e isso demonstra a sinceridade da prefeita, ressaltou dona Maria Silva Carneiro, 54.
 “A prefeita sempre será bem vinda aqui na nossa comunidade, gostei muito de saber que ela está preocupada como o bem estar das comunidades rurais e isso nos dar mais confiança e esperança por dias melhores”, salienta o Sr. Marques Belchior de 81 anos.
“Acredito que ela vai atender nossas reivindicações porque vejo nas suas palavras a franqueza e no seu semblante uma expressão de sinceridade. Tenho certeza que a prefeita Marilete vai trazer uma melhor qualidade de vida para nossa comunidade porque ela veio pessoalmente conhecer a realidade do dia-a-dia desse povo, expressa Francisco Espanhol, morador.

Fotos: Chiquinho
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá