quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeita Marilete Vitorino participa da 4ª Caravana de Prefeitos e comemora primeira grande vitória de sua administração

Depois de 10 anos Tarauacá volta a realizar o Festival do Abacaxi

A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, participou neste fim de semana da 4ª Caravana dos Prefeitos, realizada pela Associação dos Prefeitos do Acre (Amac) e reuniu prefeitos da maioria dos municípios na XVI Assembleia da entidade para discutir temas de importância para os municípios, além do contato com os demais prefeitos, uma troca de experiência que contribui para o aperfeiçoamento das administrações.
“Todas as reuniões que a Amac realiza são muito produtivas para os municípios.

Nesta assembléia se discutiu temas importantes como as queimadas urbanas e a Educação Infantil, de grande importância para o cotidiano da comunidade, além de outros temas e a participação de ilustres palestrantes – senador Jorge Viana, Luiz Carlos Pompeu, representante da CAIXA, Daniel Zen, Secretário de Estado de Educação e Esportes, Daniel Zen, Silvia Brilhante, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Branco – que trouxeram importantes informações para os prefeitos”, disse.

A advogada Marilete Vitorino assumiu a administração do município no mês de Março, depois do afastamento do prefeito Vando Torquato, determinado pela Justiça e enfatizou o árduo trabalho que está sendo realizado por sua equipe para trazer de volta a normalidade da situação administrativa do município.

“Nestes primeiros meses da administração as ações foram voltadas para tornar a prefeitura adimplente e resolver a questão de parcelamentos (INSS, FGTS, Pasep) que estavam em atraso, causando a inadimplência junto ao Governo Federal.

O trabalho conclusivo agora está centrado em 11 convênios que não foi feita a  prestação de contas. Tivemos que acionar a Justiça e colocar a responsabilidade na administração anterior, para através de liminar, conseguir as certidões. Agora, é esperar que a Justiça comunique os Ministérios, o que acredito que vai acontecer nesta semana para recebermos as certidões”, destacou.

A prefeita garante que conseguir a adimplência da prefeitura é a primeira grande vitória de sua administração que encontrou um caos administrativo. O restabelecimento do pagamento dos servidores municipais, que já receberam, inclusive o pagamento do mês de agosto foi prioridade. Agora está sendo normalizado o pagamento de prestadores de serviço e de fornecedores.

“Estamos priorizando o pagamento dos servidores que estavam atrasados. Para se ter uma idéia da situação muitos prestadores de serviços estavam com atraso de até nove meses e as compras estavam sendo feitas sem obedecer a lei de licitação. Estamos estabelecendo critérios para pagamentos das compras feitas na administração anterior, para preservar o dinheiro público e pagar apenas o que realmente foi utilizado pela prefeitura”, disse.

Festival do Abacaxi
A prefeita determinou a Secretaria de Cultura do município à reativação do Festival do Abacaxi, uma festa tradicional de Tarauacá, que está há dez anos sem ser realizada.
“O Festival do Abacaxi é uma das festas tradicionais do calendário cultural do nosso município que está sendo retomada pela nossa administração.

Agora, vamos realizar novamente o festival neste mês de setembro, de 16 a 18 de setembro e escolhemos com atração principal a banda Rabo de Vaca, de grande sucesso popular. Quero aproveitar e convidar os cruzeirenses a participar do festival”, ressaltou.

Filha de tradicional família de Tarauacá, a prefeita Marilete Vitorino é advogada, formada em Direito e Letras Vernáculo pela Universidade Federal do Acre (Ufac), casada, tem uma filha, uma vida tranqüila e se considera uma amiga do povo.

Filiada ao Democratas (DEM) ela afirma que as mulheres no poder, a exemplo da presidenta Dilma Roussef, governadoras, prefeitas, parlamentares e executivas, trabalham com mais cuidado, apesar de terem que conciliar o trabalho com a atenção aos filhos, família, casa e o marido. Marilete Vitorino anuncia em primeira mão que deverá ser candidata na próxima eleição.

“Estamos fazermos um trabalho árduo, recuperando a estrutura da prefeitura, tornando o município adimplente, pagando os salários dos servidores em dia, trabalhando de manhã, à tarde e a noite. Então, quero fazer uma administração responsável e ano que vem vamos para a reeleição e se Deus quiser ganhar a eleição.

Estamos estudando as questões políticas, conversando com os lados e entendo que não seria justo pegar a prefeitura nas condições que recebemos, onde muita gente não acreditava que conseguíssemos vencer as dificuldades, e entregar sem lutar. Com as mulheres vemos uma oportunidade de desenvolvimento para o Brasil e para o Acre”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário