terça-feira, 5 de julho de 2011

VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.


                                        A VIII Conferência Municipal de Assistência Social  aconteceu no auditório do Ensino Médio, nesta terça dia 05 de julho, das 8h às 17h. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Tarauacá (SEMAS), o evento teve como tema “Consolidar o SUAS (Sistema Unico de Assistência Social) e Valorizar seus Trabalhadores”.

 
                                        A conferência  reuniu um grande número de pessoas, entre representantes de Órgãos Públicos, Sociedade Civil Organizada, Lideranças Comunitárias e Religiosas, Conselhos Municipais (Saúde e Educação), de Defesa dos Direitos (crianças e adolescentes, idosos, dentre outros), das Universidades, dos Poderes Legislativo, Executivo, além de profissionais e usuários do SUAS (Sistema Unico de Assistência Social). Os subtemas abordados durante a conferência foram: “Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS”, “Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais”, “Fortalecimento da participação e do controle social” e “Os desafios do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil”.


                                         De acordo com a presidenta da CMAS, Rosangela de Cássia Rocha, todo e qualquer cidadão, pode e deve avaliar a situação atual do SUAS na cidade em termos de viabilidade e condições de atendimento à comunidade, propondo novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento. “A comunidade precisa participar ativamente na formulação da política de Assistência Social de Aracruz, para que possa acompanhar os avanços do SUAS no município. Temos que conhecer as reais necessidades dos usuários, para que possamos definir uma prestação de assistência social de qualidade à população, conforme suas necessidades”.


                                         Rosângela de Cássia Rocha, falou ainda que o foco da conferência é orientar a população sobre seus direitos de participação nas ações do governo, seja ele, nacional, estadual ou municipal, aproveitando os espaços já existentes nos serviços e programas assistenciais, com discussões e debates. “É muito importante a participação da comunidade para que possamos avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do SUAS, na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios”.

                                         Durante a conferência foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual e feitas apresentações culturais, leitura do Regimento Interno da conferência, debates, além da plenária para análise, discussão e aprovação das propostas do Grupo de Trabalho.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário